Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of the sagittal balance on the clinical outcome in spinal fusion / Influência do equilíbrio sagital no resultado clínico de artrodese da coluna vertebral / Influencia del equilibrio sagital en el resultado clínico de la fusión de columna vertebral

Coutinho, Marcela Almeida Campos; Pratali, Raphael de Rezende; Motta, Marcel Machado da; Hoffman, Carla Balkanyi; Barsotti, Carlos Eduardo Gonçales; Santos, Francisco Prado Eugenio dos; Oliveira, Carlos Eduardo Algaves Soares de.
Coluna/Columna ; 15(1): 52-56, Jan.-Mar. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-779079
RESUMO Objetivo: Avaliar quais parâmetros radiográficos do equilíbrio sagital e espinopélvico influenciam os resultados clínicos e funcionais de uma amostra composta por pacientes submetidos a artrodese da coluna vertebral. Métodos: Foram estudados 32 pacientes submetidos a artrodese da coluna vertebral. Radiografias da coluna total foram obtidas de todos os pacientes. Os parâmetros clínicos e funcionais estudados foram: análise da dor pela escala visual analógica (EVA) e os questionários de Oswestry e SRS-30. Foi analisada a correlação entre os parâmetros clínicos e funcionais e os parâmetros radiográficos do equilíbrio sagital e espinopélvico. Resultados: Não houve correlação significante entre os parâmetros incidência pélvica (IP), versão pélvica (VP), lordose lombar (LL) e diferença entre IP e LL (IP-LL) e os parâmetros clínicos (p > 0,05 e r < 0,2). Houve correlação significante apenas entre o eixo vertical sagital (EVS) e o domínio Satisfação com o Tratamento do SRS-30 (r = 0,402 e p = 0,023) e entre a cifose torácica (CT) e o SRS-30 total (r = 0,419 e p = 0,017). Conclusões: Pelos resultados do estudo, não foi possível caracterizar precisamente o papel dos parâmetros do equilíbrio sagital e espinopélvico na análise do resultado clínico pós-operatório da artrodese da coluna vertebral. Houve correlação significante apenas entre o EVS e o domínio Satisfação com o Tratamento do SRS-30 e entre a CT e o SRS-30 total.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR 15.3