Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nasalância na presença e ausência da fricativa faríngea / Nasalance at presence and absence of pharyngeal fricative

Guerra, Thais Alves; Marino, Viviane Cristina de Castro; Rocha, Diana Conceição da; Jacob, Mahyara Francini; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo.
Rev. CEFAC ; 18(2): 449-458, mar.-abr. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-781480
RESUMO

Objetivo:

comparar os valores de nasalância em amostras de fala com e sem o uso de fricativa faríngea e, também, com e sem hipernasalidade.

Métodos:

um total de 840 amostras de fala foi analisado neste estudo. As amostras foram julgadas por três juízas experientes por consenso quanto aos aspectos hipernasalidade e fricativa faríngea. Os julgamentos foram distribuídos em quatro grupos G1 255 amostras de fala julgadas como representativas de hipernasalidade; G2 130 amostras julgadas como representativas do uso de fricativa faríngea e hipernasalidade; G3 280 amostras julgadas como representativas de fala normal em falantes com história de fissura labiopalatina; G4 175 amostras julgadas como representativas de fala normal em falantes sem história de fissura labiopalatina. Para análise dos dados foi utilizando o teste Kruskal-Wallis e quando houve diferença estatisticamente significante foi aplicado o teste Dunn's para comparar os grupos aos pares.

Resultados:

os julgamentos aferidos por consenso pelas três juízas permitiram a identificação de amostras representativas do uso de fricativa faríngea e da presença e ausência de hipernasalidade. Foram estabelecidos valores de nasalância (média e desvio padrão) para cada grupo e observou-se que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos com alteração de fala (G1 e G2) e aqueles sem alteração (G3 e G4). A diferença entre o grupo com hipernasalidade (G1) e o grupo com FF (G2) não foi significante.

Conclusão:

o uso de FF não influenciou significantemente os valores de nasalância para a amostra estudada.
Biblioteca responsável: BR1.1