Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios Enfrentados por Mulheres Primigestas em Idade Avançada / Challenges Faced By Primigravida Women at Old Age

Bezerra, Ana Caroline Lira; Mesquita, Jocielma dos Santos de; Brito, Maria da Conceição Coelho; Santos, Rayann Branco dos; Teixeira, Flávia Vasconcelos.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 19(2): 163-168, 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-783269
Analisar a associação entre idade maternaavançada e as possíveis complicações na gestação, tantomaterna quanto fetal, à luz da produção científica brasileira.Material e

Métodos:

Trata-se de uma revisão da literatura nabase de dados Biblioteca Virtual de Saúde na qual foramcruzados os descritores complicações na gravidez e idadematerna. Como critérios de inclusão para este estudoestabeleceram-se artigos originais; estudos com abordagemqualitativa ou quantitativa; publicações escritas em portuguêse publicadas em qualquer período. Após a aplicação destescritérios e leitura criteriosa dos artigos selecionados, restouuma amostra de seis artigos publicados entre os anos de1998 e 2013.

Resultados:

A análise da amostra verificou queo casamento tardio, o maior nível de instrução feminina, e osdivórcios são os principais motivos que contribuem para quea primeira gestação seja tardia. Além disso, evidenciou-seque a eclampsia e a prematuridade são os principais efeitosdeletérios em primigestas de idade avançada. Diante disso,emergiram resultados que foram organizados poraproximação de conteúdo, e apresentados nas categoriasFilhos? Qual o momento certo? Motivos que levam àgestação em idade avançada; e, Efeitos deletérios dagravidez tardia para o feto e a mãe.

Conclusão:

o estudomostrou que o adiar da gestação gera complicações quepõem em risco a vida da mãe e do feto, sendo as principaiseclampsia e prematuridade. Assim, torna-se indispensávelacompanhamento rigoroso a fim de evitar grandes danos...
Biblioteca responsável: BR8.1