Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Colaboração interprofissional no Projeto Saúde e Prevenção na Escola / Inter-professional collaboration in the ‘Health and Prevention in Schools’ Project

Dias, Maria Socorro de Araújo; Vieira, Francisca Maria Bezerra Ribeiro; Silva, Lielma Carla Chagas da; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 21(6): 1789-1798, Jun. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-783938
Resumo A colaboração interprofissional sugere compartilhamento de ação orientada por objetivos comuns. Analisá-la no Projeto Saúde e Prevenção na Escola (PSPE) enquanto dispositivo da promoção da saúde é relevante pelo estímulo à responsabilidade partilhada e à intersetorialidade, valor e princípio da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Estudo de caso realizado em uma cidade de médio porte, no Nordeste brasileiro, cujas fontes foram documentos e questionários aplicados a participantes, subsidiado pelo Modelo de Colaboração interprofissional de D’Amour et al. Com base nas dimensões e indicadores avaliados, identificou-se que os articuladores do PSPE orientam-se por objetivos comuns; o planejamento das ações não se orienta pelas necessidades dos escolares; existem poucas oportunidades para que os integrantes interajam; evidencia-se confiança na capacidade dos outros em assumirem responsabilidades; a infraestrutura não é usada adequadamente; a liderança é pouco impactante; existem processos de capacitação para os integrantes; os encontros dos integrantes do PSPE priorizam discussões específicas e os acordos formais estão em processos de negociação. Resultados que expressam um nível de colaboração interprofissional do tipo “em desenvolvimento”.
Biblioteca responsável: BR1.1