Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A compreensão da qualidade de vida atrelada à sífilis congênita / Understanding the quality of life linked to congenital syphilis

Albuquerque, Conceição de Maria de; Oliveira, Isabelly Costa Lima de; Nobre, Caroline Soares; Couto, Camila Santos do; Frota, Mirna Albuquerque.
Rev. APS ; 18(3)set. 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-784461
O estudo objetiva investigar o conhecimento maternoacerca da sífilis congênita; conhecer o entendimento maternoda qualidade de vida e identificar a visão materna arespeito dos problemas que interferem na qualidade devida da criança com sífilis congênita. Trata-se de uma pesquisaexploratório-descritiva, de abordagem qualitativa,desenvolvida em hospital referência da rede pública deFortaleza, em março e abril de 2013. A coleta de dadosocorreu mediante observação não participante, consultaaos prontuários e entrevistas semiestruturadas realizadascom 12 mães de recém-nascidos internados na UnidadeNeonatal. Aplicou-se análise temática para o corpus, queresultou nas categorias compreensão da sífilis congênitae qualidade de vida na perspectiva materna e impacto dasífilis congênita na qualidade de vida. A pesquisa concorrepara a concretização dos objetivos; dessa forma, evidenciou-seo reconhecimento da sífilis congênita como doençasexualmente transmissível, o desconhecimento dascomplicações decorrentes da sífilis congênita e a associa-ção dos fatores saúde e ausência de doenças à qualidadede vida. Sendo assim, percebe-se a existência de lacunasna educação em saúde e transmissão de orientações àsgestantes acerca da doença, de suas complicações e da importânciade realização do tratamento.
Biblioteca responsável: BR378.1