Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidado aos dependentes químicos: com a palavra profissionais de saúde de centros de atenção psicossocial em álcool e drogas / El cuidado de los toxicómanos: con la salud profesional palabra servicios de salud mental sobre el alcohol y las drogas / The care for chemically dependent: with words from health professional of centers of psychosocial on alcohol and drugs

Silveira, Edilene Aparecida Araújo; Oliveira, Patricia Peres; Correio, Patricia Moreira; Santos, Walquíria Jesusmara; Rodrigues, Andrea Bezerra; Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(2): 4347-4364, abr.-jul.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-784546
Conhecer a vivência dos profissionais de saúde frente à assistência aos dependentes de substâncias psicoativas.

Método:

Estudo qualitativo, realizado com 26 profissionais de três Centros de Atenção Psicossocial, na modalidade álcool e drogas, localizados no estado de São Paulo, de agosto de 2012 a fevereiro de 2013.

Resultados:

A média de idade foi de 33,7 anos, onde 15 eram mulheres e 11 homens. O tempo de trabalho médio na instituição foi de 3,1 anos. Emergiram-se as categorias 1. O processo de trabalho e suas repercussões no cuidado aos dependentes de substâncias psicoativas e; 2. Impotência diante do abandono do tratamento. 3. O relacionamento do profissional com os dependentes de substâncias psicoativas e a família.

Conclusão:

Os profissionais convivem com a falta de condições de trabalho, mas há a possibilidade da produção de vínculo com os usuários e familiares, como instrumento para atingir a integralidade e a humanização do cuidado...
Biblioteca responsável: BR1208.1