Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Liderança e cultura de segurança do paciente: percepções de profissionais em um hospital universitário / Liderazgo y cultura de seguridad del paciente: percepciones de profesionales en un hospital universitario / Leadership and patient safety culture: perceptions of professionals in a university hospital

Kawamoto, Andressa Morello; Oliveira, João Lucas Campos de; Tonini, Nelsi Salete; Nicola, Anair Lazzari.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(2): 4387-4398, abr.-jul.2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-784549
Analisar as percepções de profissionais de saúde quanto à cultura de segurança do paciente em sua interface com a liderança.

Método:

Pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa. Foi realizada entre abril e junho de 2014 em três unidades de um hospital universitário no Paraná. A amostra foi constituída por 76 profissionais da equipe multidisciplinar, que responderam ao questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A análise ocorreu por meio de estatística descritiva das dimensões que tratam da cultura de segurança mediada pela liderança hospitalar no referido instrumento.

Resultados:

A maioria dos participantes demonstrou percepção de cultura de segurança favorável à liderança imediata e desfavorável à alta gestão hospitalar.

Conclusão:

Conclui-se que há necessidade de investimentos de promoção da cultura de segurança na alta direção da instituição investigada...
Biblioteca responsável: BR1208.1