Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transtornos mentais em professores universitários: estudo em um serviço de perícia médica / Trastornos mentales en docentes universitarios: un estudio en experiencia servicio médico / Mental disorders in university teachers: study in a service of medical investigation

Batista, Jaqueline Brito Vidal; Carlotto, Mary Sandra; Oliveira, Malu Nunes de; Zaccara, Ana Aline Lacet; Barros, Eveline de Oliveira; Duarte, Marcella Costa Souto.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(2): 4538-4548, abr.-jul.2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-784561
Identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior.

Método:

Estudo retrospectivo, de natureza documental, desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa–PB. Amostra constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual.

Resultados:

Quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos. A depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%).

Conclusão:

O transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática...
Biblioteca responsável: BR1208.1