Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanização do cuidado nas unidades de terapia intensiva: revisão integrativa / Humanización de la atención en cuidados intensivos: revisión integradora / Humanization care in intensive care units: integrative review

Reis, Camila Calhau Andrade; Sena, Edite Lago da Silva; Fernandes, Marcos Henrique.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(2): 4212-4222, abr.-jul.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-784570
identificar o que a literatura científica nacional tem abordado acerca da humanização do cuidado nas Unidades de Terapia Intensiva em bases de dados online, no período de 2009 a 2013.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa realizada através do acesso às bases LILACS e BDENF, utilizando os descritores “humanização da assistência” e “Unidades de Terapia Intensiva”.

Resultados:

seis estudos foram selecionados. Os resultados evidenciaram que a humanização no cuidado contribui de maneira significativa na recuperação do paciente em Unidade de Terapia Intensiva. Entretanto, há dificuldades de efetivação a serem superadas, sobretudo, relacionadas a questões do paciente e seus familiares, da equipe de enfermagem e das instituições de saúde.

Conclusão:

há necessidade de capacitação e sensibilização dos profissionais, incremento de investimentos na formação, gestão institucional e do cuidado para melhorias na assistência ao paciente crítico...
Biblioteca responsável: BR1208.1