Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development and validation of educational technology for venous ulcer care / Construcción y validación de tecnología educativa acerca de los cuidados con úlcera venosa / Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa

Benevides, Jéssica Lima; Coutinho, Janaina Fonseca Victor; Pascoal, Liliane Chagas; Joventino, Emanuella Silva; Martins, Mariana Cavalcante; Gubert, Fabiane do Amaral; Alves, Allana Mirella.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 50(2): 309-316, tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-785774
Resumo OBJETIVO Construir e validar uma tecnologia educativa para cuidados com úlcera venosa. MÉTODO Estudo metodológico realizado em cinco fases diagnóstico situacional; revisão da literatura; desenvolvimento de textos, ilustrações e diagramação; validade de aparência e de conteúdo pelo Índice de Validade de Conteúdo, avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch; e teste piloto. RESULTADOS A tecnologia desenvolvida foi do tipo cartilha intitulada Cartilha para cuidados com úlcera venosa, constituída de sete tópicos Alimentação, Caminhadas e exercícios leves, Repouso com a perna elevada, Cuidados com o curativo, Terapia compressiva, Apoio familiar, e manter hábitos saudáveis. A validade aparente revelou concordância mínima de 85,7% na clareza e compreensibilidade. O Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,97, o Índice de legibilidade de Flesch foi de 75%, o que correspondeu à leitura "razoavelmente fácil". O teste piloto revelou que 100% das pessoas com úlcera venosa avaliaram o texto como compreensivo e as ilustrações, como adequadas. CONCLUSÃO A tecnologia educativa mostrou-se válida quanto à aparência e ao conteúdo, com potencial de utilização na prática clínica.
Biblioteca responsável: BR1.1