Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Self-care practice of patients with arterial hypertension in primary health care / Prática de autocuidado de pacientes com hipertensão arterial na atenção primária de saúde

Mendes, Cláudia Rayanna Silva; Miranda, Maira Di Ciero; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Brito, Eva Anny Wélly de Souza; Freitas, Igor de; Matias, Érica Oliveira.
Rev Rene (Online) ; 17(1): 52-59, jan.-fev. 2016.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-786873

Objetivo:

avaliar a prática de autocuidado realizada porpacientes com hipertensão arterial sistêmica na atenção primária de saúde.

Métodos:

estudo descritivo, transversal, realizado com 92 pessoas com hipertensão arterial, em uma unidade de atenção primária. A coleta de dados ocorreu por meio de roteiro e os dados analisados por estatística descritiva (frequência, média e desvio padrão) e através da compreensão da adequação entre capacidade e demanda de autocuidado.

Resultados:

identificou-se como prática de autocuidado ingestão hídrica adequada, consumo de sal e café restrito, período de sono satisfatório, abstinência ao tabagismo e etilismo, continuidade do tratamento farmacológico e comparecimento às consultas. Quanto às demandas teve-se alimentação inadequada, sedentarismo, não possuíam atividades de lazer, estresse autorreferido e conhecimento limitado.

Conclusão:

apesar dos pacientes realizarem o tratamento há alguns anos, ainda evidenciou-se déficits de autocuidado, destacando a necessidade do enfermeiro em orientar e sensibilizar quanto à relevância da prática do autocuidado.
Biblioteca responsável: BR6.1