Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores que influenciam na qualidade de vida dos agentes comunitários de saúde / Factors that influence the quality of life of community health workers

Santos, Francisca Aline Arrais Sampaio; Sousa, Layne de Paiva; Serra, Maria Aparecida Alves de Oliveira; Rocha, Fabrício Augusto Chaves.
Acta paul. enferm ; 29(2): 191-197, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-787272
Resumo Objetivo Investigar a qualidade de vida dos Agentes Comunitários de Saúde e associar os resultados às variáveis socioeconômicas. Métodos Estudo transversal realizado com 153 Agentes Comunitários de Saúde da Região Nordeste brasileira atuantes em dezembro de 2014. Utilizou-se instrumento autoaplicável composto pelo perfil sociodemográfico e o questionário 36-Item Short Form Health Survey (SF-36). Para determinar os domínios do SF-36, utilizaram-se média e desvio padrão e aplicou-se teste de Mann-Whitney, com nível de significância de 0,05. Resultados A maioria dos agentes eram mulheres (80,4%), com idade de 42 anos (±8,01); 64,1% trabalhavam na função há no mínimo 10 anos. Os domínios Dor e Estado Geral de Saúde foram os mais comprometidos. No primeiro domínio, os baixos índices das médias estavam associados a mulheres com mais de quarenta anos de idade, menos de doze anos de estudo e mais de dez anos de trabalho como Agente Comunitário de Saúde. No segundo menores índices foram associados também a mulheres, que moravam com mais de quatro pessoas no domicilio. Conclusão Detectou-se prejuízo na qualidade de vida dos Agentes Comunitários de Saúde, demonstrando baixas médias nos domínios investigados, com menores escores nos domínios Dor e Estado Geral de Saúde. Vários fatores socioeconômicos interferiram na saúde e qualidade de vida dos agentes, como sexo feminino, idade acima de 40 anos, baixa escolaridade, maior composição familiar e maior tempo de trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1