Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estabelecimento de vínculo com a mãe adolescente: vislumbrando o cuidado à criança / Establecimiento de relaciones con la madre de adolescente: vislumbrandocuidado de niños / Bond creating with the teenage mother: glimpsing child care

Brasil, Eysler Gonçalves Maia; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Cunha, Janice Mayara Holanda; Magalhães, Simone da Silveira; Maia, Eyslane Gonçalve.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(3): 4601-4608, jul.-set.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-789188
Descrever as relações e a formação de vínculo do enfermeiro com a mãe adolescente na consulta de puericultura.

Método:

estudo qualitativo. Participaram cinco enfermeiros e três mães adolescentes.Realizado de fevereiro a maio de 2011 em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza-CE, utilizando a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. As informações colhidas das entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sobre o Parecer no 04252522-5.

Resultados:

categoria 1 a consulta de enfermagem em puericultura promove o vínculo do enfermeiro entre a mãe, a criança e a família. Categoria 2 o enfermeiro reforça a corresponsabilidade com a mãe adolescente.

Conclusão:

receber com respeito e dignidade foi referido como importante estratégia profissional para acolher e estabelecer o vínculo com a adolescente...
Biblioteca responsável: BR1208.1