Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida pós-transplante hepático com enxerto de doador idoso / Quality of life after liver transplantation with old donor graft

Flor, Maria José Nascimento; Garcia, José Huygens Parente; Aguiar, Maria Isis Freire de; Silva, João Marcos de Meneses e; Almeida, Paulo César de; Negreiros, Francisca Diana da Silva.
Rev Rene (Online) ; 17(3): 401-408, maio.-jun.2016.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-790956
Comparar a qualidade de vida dos pacientes transplantados hepáticos que receberam fígado de doadorcom idade ≤60 ou >60 anos.

Métodos:

estudo prospectivo, com amostra de 141 receptores de fígado de doadorcom idade igual ou menor de 60 anos e receptores de fígado de doador idoso, em um centro de referência.Utilizou-se instrumento para identificação e o questionário Short Form-36. Foram aplicados os testes t-Studente Mann-Whitney para comparação entre grupos.

Resultados:

identificaram-se maiores níveis de qualidade devida com diferenças estatisticamente significativas Grupo A no aspecto social (p=0,02) e o Grupo B com >50meses de transplante (p=0,05) no componente sumarizado físico.

Conclusão:

a qualidade de vida de receptoresde fígado de doador idoso foi semelhante aos que receberam enxerto de doadores mais jovens na maioria dasdimensões. O tempo de transplante teve impacto positivo na qualidade de vida de receptores idosos...
Biblioteca responsável: BR6.1