Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos de enfermeiros no acolhimento e na avaliação da classificação de risco em pronto-socorro / Feelings of nurses in the reception and risk classification evaluation in the emergency room

Saka, Andressa Midori; Rossaneis, Mariana Angela; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Sardinha, Denise da Silva Scaneiro.
Rev Rene (Online) ; 17(2)Mar-Abr.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-790977

Objetivo:

desvelar sentimentos de enfermeiros que realizam o acolhimento com avaliação e classificação de risco em um pronto-socorro de um hospital púbico.

Métodos:

pesquisa qualitativa em que foram entrevistados 12 enfermeiros, os dados foram analisados, categorizados e discutidos segundo o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho.

Resultados:

os enfermeiros manifestaram sentimentos de satisfação em suprir as necessidades assistências do usuário. Relataram sentir medo, estresse e cansaço devido ao ritmo acentuado de trabalho, falhas na rede de atenção a saúde e situações de violência. Destacaram estratégias de enfrentamento para reduzir a sobrecarga dessa atribuição, como partilhar a realização da triagem com os técnicos de enfermagem.

Conclusão:

o acolhimento com avaliação e classificação de risco favorece a autonomia do enfermeiro e proporciona maior responsabilização desse profissional com os usuários, porém as limitações de recursos disponíveis para resolver a queixa dos pacientes geram sobrecarga física e psíquica a este trabalhador.
Biblioteca responsável: BR1.1