Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sexualidade de portadores do vírus da imunodeficiência humana em face à doença: revisão integrativa / Sexuality of carriers of the human immunodeficiency virus in view of the disease: Integrative Review

Diógenes, Maria Albertina Rocha; Portela, Ingrid Bezerra; Sá, Raphael Colares de; Valente, Mayenne Myrcea QuintinoPereira.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 27(4): 550-559, dez. 14.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-790990
Analisar a sexualidade de portadores do vírus da imunodeficiência humana emface à doença.

Métodos:

Trata-se de uma revisão integrativa, realizada de setembro a outubrode 2013, nas bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS, SciELO, LILACS, MEDLINE/PubMed e Cochrane, no período de 2003 a 2013, através dos descritores “sexualidadeand HIV” e sexuality and HIV”.

Resultados:

A amostra foi composta por 14 artigos, osquais abordaram as problemáticas enfrentadas por portadores de HIV/AIDS na vivência desua sexualidade. As evidências mostram que há relevantes alterações nos padrões sexuaisque levam os indivíduos a limitarem ou até eliminarem suas relações afetivo-sexuais. Osentimento que corrobora para isso é o medo de se ver portador de uma doença incurável, dapossibilidade de transmissão vertical, da condição necessária do uso do preservativo e, ainda,de informar o diagnóstico ao parceiro e transmitir-lhe a infecção.

Conclusão:

Os resultadosevidenciados nesta revisão proporcionam subsídios para a elaboração de novas pesquisas,assim como a consolidação do conhecimento produzido pela literatura para instrumentalizaro aperfeiçoamento de profissionais que assistem os portadores de HIV/AIDS, garantindosuporte humanizado, integral e individual...
Biblioteca responsável: BR6.1