Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos e dificuldades no enfrentamento do processo de morrer e de morte por graduandos de enfermagem / Sentimientos y dificultades en el afrontamiento del proceso de morir y la muerte por estudiantes de enfermería / Feelings and Difficulties Experienced by Nursing Students in Coping with Death and the Process of Dying

Stochero, Helena Moro; Nietsche, Elisabeta Albertina; Salbego, Cléton; Pivetta, Adrieli; Schwertner, Marília Von Ende; Fettermann, Fernanda Almeida; Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela.
Aquichan ; 16(2): 219-229, Apr.-June 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: lil-791092

Objetivo:

identificar dificuldades encontradas pelos graduandos de enfermagem no enfrentamento do processo de morrer e morte durante a assistência de pacientes hospitalizados.

Metodologia:

revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDEnf, em junho de 2014, e compreende o período de 2001 a 2014. Utilizaram-se as palavras-chave "morte", "estudantes" e "enfermagem".

Resultados:

foram encontrados 293 artigos e selecionados 10. Identificam-se como dificuldades o lidar com a finitude; as relações entre aluno e familiares; os vínculos estabelecidos entre aluno-paciente; os sentimentos vivenciados ao cuidar de pacientes terminais.

Conclusão:

observa-se a necessidade de fomentar questões que permeiam a morte nos currículos dos cursos de graduação da área da saúde. Acredita-se que abordar esse assunto no processo formativo trará reflexos positivos para a construção do "ser profissional", comprometido com a assistência crítica, reflexiva e humanística a pacientes em fase terminal e seus familiares, que vivenciam esse processo.
Biblioteca responsável: CO243.1