Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo / El significado de la administración de cuidados para la facultad de enfermería en perspectiva del pensamiento complejo / The meaning of care management attributed by nursing faculty members from the viewpoint of complex thinking

Lucca, Thayane Roberto Simões de; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Garanhani, Mara Lúcia; Carvalho, Brígida Gimenez; Pissinati, Paloma de Souza Cavalcante.
Rev. gaúch. enferm ; 37(3): e61097, 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-792873
RESUMO Objetivo Compreender o significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo. Métodos Pesquisa qualitativa e compreensiva, do tipo estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas individuais com 17 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Os dados foram submetidos à análise compreensiva à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Resultados Emergiram duas categorias “a fragmentação clássica versus o todo contemporâneo” e “o ensino da gestão do cuidado e o processo de trabalho do enfermeiro”, por meio das quais se constatou que, apesar da proposta integralizadora do currículo, a gestão do cuidado ainda é visualizada de maneira fragmentada. Conclusões Torna-se necessário ressignificar a gestão do cuidado para que esta tenha um caráteragregador ao longo do ensino. Devem ser criadas estratégias que possibilitem momentos de reflexões sobre a temática, permitindo que o ensino provoque mudanças no processo de trabalho do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR1.1