Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Família: Significado para os profissionais da estratégia de saúde da família / Family: meaning to the Family Health Strategy professionals

Queiroz, Tatiane Aparecida; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; Simpson, Clélia Albino; Barreto, Érica Larissa Ferreira; Fernandes, Amélia Carolina Lopes.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 28(2): ­-­, jan-mar.2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-794436
Apreender o significado de família que permeia a prática de enfermeiros, médicose dentistas da Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, comabordagem qualitativa, realizado entre julho e agosto de 2012 em quatro Unidades Básicasde Saúde da Família localizadas nas quatro zonas da cidade de Mossoró-RN. Utilizou-separa a coleta de dados uma entrevista semiestruturada, sendo ouvidos 24 profissionais. Osdados foram analisados com base na Análise de Conteúdo.

Resultados:

Constatou-se queenfermeiros e dentistas são graduados há mais tempo que os médicos. Ambos têm maistempo de atuação na Estratégia e são, em sua maioria, especializados na área. Todos osprofissionais entrevistados apresentaram dificuldades em conceituar família, trazendo emsuas falas aspectos conceituais vagos que não dão esteio a uma atenção à saúde efetiva. Noentanto, os profissionais reconhecem que uma abordagem em saúde voltada às necessidadesfísicas, sociais e econômicas, não só do indivíduo, mas de toda a sua família, apresentamaiores potencialidades se comparada às abordagens tradicionais.

Conclusão:

Os conceitosde família que permeiam a prática dos profissionais estudados são vagos e não dão suportea ações reais de promoção à saúde da família. Esses conceitos apresentam-se, muitas vezes,com uma carga de preconceito que leva à descrença no trabalho com modelos de famíliasespecíficas que não estão dentro dos padrões entendidos de família estruturada pelosprofissionais...
Biblioteca responsável: BR6.1