Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O princípio da integralidade como norteador da formação do enfermeiro / The principle of integrality as guide to nurse formation

Barbosa Junior, Adriano José; Perales, Paula Graziela Pedrão Soares; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Martins, Eleine AP. Penha.
Espaç. saúde (Online) ; 17(1): 102-107, jul.2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-795869
As transformações curriculares que os cursos de Enfermagem vivenciaram nas últimas décadas são fruto do processo de reformulação da saúde brasileira e da implantação do Sistema Único de Saúde. O enfermeiro é fundamental na promoção do cuidado integral ao indivíduo, população e comunidade, de vendo as Instituições de Ensino Superior direcionar a formação de profissionais que atendam aos princípios do SUS. A integralidade é definida como um conjunto de ações e serviços para atender ao ser humano e comunidade em todos os níveis de complexidade, entendendo o homem como um ser integral, indivisível e pertencente a um meio ambiente, social e econômico.

Objetivo:

identificar, na literatura nacional, como o princípio da Integralidade é abordado durante a graduação em Enfermagem.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foi utilizada a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde.

Resultados:

totalizou-se 19 publicações, categorizadas em o princípio da Integralidade como norteador dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Enfermagem; contradições entre teoria e prática no ensino da Integralidade; dimensões pessoais da Integralidade.

Conclusão:

a Integralidade do cuidado deve pautar a formação do enfermeiro; seu desafio está em romper com ações verticalizadas e o modelo tradicional de ensino e buscar metodologias integradoras e participativas, promovendo diálogo com outras áreas do conhecimento e articulação entre ensino, serviço e comunidade. Dessa forma, a Integralidade sairá do plano conceitual e legislativo e assumirão papel de norteadora político-ideológica da formação do enfermeiro e do cuidado em saúde, contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde...
Biblioteca responsável: BR512.1