Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem "Disposição para desenvolvimento melhorado do lactente" / Validación clínica del diagnóstico de enfermería "Disposición para desarrollo mejorado del lactante" / Clinical validation of nursing diagnosis "Willingness for improved infant development"

Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Araujo, Thelma Leite de; Costa, Francisca Bertilia Chaves; Leandro, Telma Alteniza; Cavalcante, Tahissa Frota; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira.
Rev. bras. enferm ; 69(5): 855-863, set.-out. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-798027
RESUMO

Objetivo:

realizar a validação clínica do diagnóstico de enfermagem "Disposição para desenvolvimento melhorado do lactente".

Método:

estudo transversal, desenvolvido no Centro de Saúde da Família, com 45 lactentes saudáveis. O instrumento de coleta de dados foi construído com base na literatura e validado por enfermeiros. Nele, continham as variáveis sociodemográficas, gestacionais e obstétricas; perfil alimentar do lactente; avaliação das características definidoras do diagnóstico de enfermagem proposto.

Resultados:

todas as características definidoras obtiveram valores de sensibilidade elevados (>90%), valores preditivos positivos (>65%), valores preditivos negativos (>66%); entretanto, valores baixos de especificidade (<32%). Neste estudo, as características definidoras apresentaram estimativas (>0,50) na curva ROC, o que confere boa sensibilidade e especificidade.

Conclusão:

este estudo verifica os elementos estruturais do diagnóstico de enfermagem proposto como relevante no contexto clínico, o que justifica a necessidade de ser empregado na clientela infantil, tendo em vista sua contribuição para o aperfeiçoamento do cuidado em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1