Your browser doesn't support javascript.
loading
VALIDITY OF FIELD TESTS TO ESTIMATE CARDIORESPIRATORY FITNESS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS: A SYSTEMATIC REVIEW. / VALIDADE DE TESTES DE CAMPO PARA ESTIMATIVA DA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Batista, Mariana Biagi; Romanzini, Catiana Leila Possamai; Castro-Piñero, José; Ronque, Enio Ricardo Vaz.
Afiliação
  • Batista MB; Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Exercício Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.
  • Romanzini CLP; Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Exercício Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.
  • Castro-Piñero J; Departamento de Educação Física, Escola de Educação, Universidade de Cádiz, Puerto Real, Espanha.
  • Ronque ERV; Departamento de Educação Física. Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Exercício, UEL, Londrina, PR, Brasil.
Rev Paul Pediatr ; 35(2): 222-233, 2017.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-28977338
RESUMO
OBJETIVO: Revisar sistematicamente a literatura para verificar a validade dos testes de campo para avaliação da aptidão cardiorrespiratória (ACR) em crianças e adolescentes. FONTES DE DADOS: Foram utilizadas as bases de dados: Medline (PUBMED), SPORTDiscus, Scopus, Web of Science, além das bases latino-americanas LILACS e SciELO. A busca compreendeu todo o período de existência das bases até fevereiro de 2015, em idioma inglês e português. Todas as etapas do processo foram previstas de acordo com o PRISMA. SÍNTESE DOS DADOS: Após verificação dos critérios de inclusão, elegibilidade e qualidade dos estudos, 43 trabalhos foram analisados na íntegra, sendo obtidos 38 por meio da busca nas bases de dados eletrônicas e cinco por meio de biblioteca particular e referências de outros artigos. Do total dos artigos, apenas 13 foram considerados de alta qualidade segundo os critérios adotados. O teste mais investigado na literatura foi o shuttle run de 20 metros (SR-20 m), contabilizando 23 trabalhos, seguido pelos testes de distâncias entre 550 metros e 1 milha com 9 estudos, os testes com tempos de 6, 9 e 12 minutos também com 9 estudos e, por fim, os protocolos de banco e novas propostas de teste representados por 7 trabalhos. CONCLUSÕES: O teste SR-20 m parece ser o mais apropriado para avaliação da ACR de jovens, com a equação de Barnett, recomendada para estimativa do VO2pico. Como segunda alternativa para avaliação da ACR, indica-se o teste de 1 milha e, a equação proposta por Cureton, para estimativa do VO2pico.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Aptidão Cardiorrespiratória Tipo de estudo: Systematic_reviews Limite: Adolescent / Child / Humans Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Aptidão Cardiorrespiratória Tipo de estudo: Systematic_reviews Limite: Adolescent / Child / Humans Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article