Your browser doesn't support javascript.
loading
[Legal framework for electronic medical records in the Region of the Americas: definition of domains to legislate and situation analysisEnquadramento legal para os registros eletrônicos em saúde na Região das Américas: definição de domínios para regulamentação e análise da situação]. / Marco legal para registros médicos electrónicos en la Región de las Américas: definición de dominios a legislar y análisis de situación.
Borbolla, Damián; Becerra-Posada, Francisco; Novillo-Ortiz, David.
Afiliação
  • Borbolla D; Departamento de Informática Biomédica Universidad de Utah Salt Lake City Estados Unidos de América Departamento de Informática Biomédica, Universidad de Utah, Salt Lake City, Estados Unidos de América.
  • Becerra-Posada F; Departmento de Evidencia e Inteligencia para Acción en Salud, Organización Panamericana de la Salud Washington, D.C. Estados Unidos de América Departmento de Evidencia e Inteligencia para Acción en Salud, Organización Panamericana de la Salud, Washington, D.C., Estados Unidos de América.
  • Novillo-Ortiz D; Departmento de Evidencia e Inteligencia para Acción en Salud, Organización Panamericana de la Salud Washington, D.C. Estados Unidos de América Departmento de Evidencia e Inteligencia para Acción en Salud, Organización Panamericana de la Salud, Washington, D.C., Estados Unidos de América.
Rev Panam Salud Publica ; 43: e25, 2019.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-31093249
RESUMEN
OBJETIVOS: Definir um enquadramento legal para os registros eletrônicos em saúde (RES) e identificar o grau de preparação dos países da Região das Américas neste sentido. MÉTODOS: A metodologia do estudo foi dividida em duas fases. Na primeira fase, foi usado o método Delphi para elaborar o questionário e definir o enquadramento e os domínios legais para RES. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa por país, com a identificação de dados referentes nacionais e processo de coleta de dados. RESULTADOS: Ao todo, foram obtidos dados de 21 países sobre os aspectos legais e RES distribuídos nos seguintes domínios: 1) legislação específica para RES, 2) proteção dos dados dos pacientes e uso secundário da informação, 3) legislação relacionada à atuação dos profissionais da saúde, 4) regulamentação dos RES e papel dos pacientes e 5) padrões em saúde e programas de promoção dos RES. CONCLUSÕES: Houve progresso na Região quanto à promulgação de leis que abrangem os principais domínios dos RES (p. ex., proteção de dados sensíveis ou o uso de assinatura digital). Porém, alguns aspectos precisam ser reforçados, como o acesso e a atualização das informações nos registros. Este estudo contribui ao descrever os aspectos básicos da regulamentação e informar a situação dos RES na Região das Américas.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article