Your browser doesn't support javascript.
loading
[Initial care for migrants in Chile: status of a primary health care initiative after one year of implementationAtenção inicial a populações migrantes no Chile: iniciativa em atenção primária à saúde após um ano da sua implementação]. / Atención inicial de migrantes en Chile: iniciativa en atención primaria de salud a un año de su implementación.
Chepo, Macarena; Astorga-Pinto, Sofía; Cabieses, Báltica.
Afiliação
  • Chepo M; Programa de Estudios Sociales en Salud Facultad de Medicina Clínica Alemana Universidad del Desarrollo Santiago Chile Programa de Estudios Sociales en Salud, Facultad de Medicina Clínica Alemana, Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile.
  • Astorga-Pinto S; Programa de Estudios Sociales en Salud Facultad de Medicina Clínica Alemana Universidad del Desarrollo Santiago Chile Programa de Estudios Sociales en Salud, Facultad de Medicina Clínica Alemana, Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile.
  • Cabieses B; Programa de Estudios Sociales en Salud Facultad de Medicina Clínica Alemana Universidad del Desarrollo Santiago Chile Programa de Estudios Sociales en Salud, Facultad de Medicina Clínica Alemana, Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile.
Rev Panam Salud Publica ; 43: e71, 2019.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31507636
RESUMO
OBJETIVO: Descrever as características sociodemográficas, necessidades em saúde, encaminhamentos efetivados e avaliação imediata da população migrante internacional que participou do Programa de Atenção Inicial ao Migrante no primeiro ano da sua implementação (entre maio e dezembro de 2016) no Centro de Saúde Familiar Ignacio Domeyko, na cidade de Santiago, no Chile. MÉTODOS: Estudo descritivo com base em uma intervenção que foi concebida e implementada para acolher populações migrantes internacionais. A intervenção consistiu de uma avaliação inicial completa, diagnóstico da situação, identificação das necessidades em saúde e encaminhamento a outros serviços de atendimento, além de um componente informativo. A análise se baseou em medidas de tendência central e frequências absolutas e relativas usadas para descrever características sociodemográficas, processo migratório, necessidades em saúde, efetivação dos encaminhamentos em um ano de acompanhamento e resultados da pesquisa de satisfação dos usuários. RESULTADOS: Dos 436 inscritos, 270 participaram do programa (61,9%). Destes, 80% eram mulheres e a maioria era proveniente do Peru e da Venezuela. Os principais encaminhamentos efetivados foram ao atendimento pré-natal (32,6%), planejamento familiar (30%) e serviços sociais (27,04%). Após um ano de acompanhamento, os encaminhamentos para avaliação cardiovascular foram efetivados em 100%, para atenção pré-natal em 97,7% e para serviços sociais em 87,7%. O encaminhamento à atenção de saúde mental foi o menos efetivado (11,1%). CONCLUSÕES: Esta foi uma intervenção pioneira no Chile que possibilitou acolher e instruir as populações migrantes internacionais, além de realizar encaminhamentos a serviços conforme as necessidades em saúde e promover a inserção da população imigrante no sistema de saúde chileno.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Chile Idioma: Es Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Chile Idioma: Es Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article