Your browser doesn't support javascript.
loading
[Neonatal deaths in a highly vulnerable area in Santos, São Paulo State, Brazil: examining healthcare issues from women's perspective]. / Óbitos neonatais em região de alta vulnerabilidade do Município de Santos, São Paulo, Brasil: examinando questões assistenciais na perspectiva das mulheres.
Devincenzi, Macarena Urrestarazu; Schraiber, Lilia Blima.
Afiliação
  • Devincenzi MU; Universidade Federal de São Paulo, Santos, Brasil.
  • Schraiber LB; Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Cad Saude Publica ; 35(9): e00081718, 2019 09 09.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-31508694
RESUMO
O estudo analisou a trajetória de vida e de cuidado de mulheres residentes na zona noroeste do Município de Santos, São Paulo, Brasil, que passaram pela experiência de óbitos neonatais entre janeiro de 2015 a julho de 2016. Realizou-se triangulação de dados de documentos da seção de vigilância, diários de campo de visitas aos serviços e entrevistas com as mulheres. Essas constituíram o principal eixo da produção de dados empíricos, por meio de narrativas sobre a história sexual e reprodutiva, cuidado pré-natal, ao parto e a experiência do óbito neonatal. De 15 casos elegíveis, entrevistaram-se oito mulheres, seis com mais e duas com menos de 30 anos, negras, naturais de Santos, em ocupações de baixa qualificação. Como resultados do conjunto dos dados observou-se: (1) históricos de gestações não planejadas e diversos fatores de risco gestacionais; (2) reconhecimento pelas mulheres de que tiveram bom acesso aos serviços de saúde; (3) questionamentos relativos a: necessidade de exames e retornos, valorização de intercorrências, esclarecimento de condutas e encaminhamentos; (4) prematuridade, envolvida em todos os casos; (5) sobre o parto relatam dor, abandono e transferência por falta de leito em UTI neonatal; (6) falta de integração entre os níveis de atenção; e (7) após o óbito, abordagens restritas e pouco orientadas para uma atenção integral relativas ao evento do óbito neonatal. Conclui-se que embora o cuidado pré-natal tenha sido bem avaliado pelas mulheres, não se verifica, quanto à experiência do óbito neonatal, um cuidado integral para essas mulheres, com diálogo e oferta de métodos contraceptivos mais adequados ao seu histórico, ou relativamente ao sofrimento mental resultante dessas experiências.
RESUMEN
El estudio analizó la trayectoria de vida y cuidado de mujeres, residentes en la zona noroeste del municipio de Santos, estado de São Paulo, Brasil, que pasaron por la experiencia de muertes neonatales, de enero de 2015 a julio de 2016. Se realizó una triangulación de datos con documentos de la sección de vigilancia, diarios de campo de visitas a los servicios de salud y entrevistas con las mujeres. Estas constituyeron el principal eje de la producción de datos empíricos, a través de relatos sobre su historial sexual y reproductivo, cuidado prenatal, momento del parto y experiencia de muerte neonatal. De los 15 casos elegibles, se entrevistaron a 8 mujeres, 6 con más y 2 con menos de 30 años, negras, oriundas de Santos, en ocupaciones de baja cualificación. Como resultados del conjunto de datos se observaron: (1) historiales de embarazos no deseados y diversos factores de riesgo gestacionales; (2) reconocimiento de las mujeres que tuvieron un buen acceso a los servicios de salud; (3) interrogantes relacionados con: necesidad de exámenes y seguimiento, valoración de complicaciones, aclaración de conductas y derivaciones a otros servicios; (4) prematuridad, implicada en todos los casos; (5) sobre el parto, relatan dolor, abandono y traslados por falta de camas en UCI neonatal; (6) falta de integración entre los niveles de atención; y (7) tras el fallecimiento, existen planteamientos limitados y poco orientados a una atención integral, relacionada con el evento del óbito neonatal. Se concluye que aunque el cuidado prenatal haya sido bien evaluado por las mujeres, no se verifica, en cuanto a la experiencia de la muerte neonatal, un cuidado integral hacia esas mujeres, con un diálogo y oferta de métodos contraceptivos más adecuados a su historial, o en relación al sufrimiento mental resultante de esas experiencias.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Serviços de Saúde da Mulher / Saúde da Mulher / Morte Perinatal Tipo de estudo: Etiology_studies / Risk_factors_studies Limite: Adult / Female / Humans / Infant / Newborn País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Serviços de Saúde da Mulher / Saúde da Mulher / Morte Perinatal Tipo de estudo: Etiology_studies / Risk_factors_studies Limite: Adult / Female / Humans / Infant / Newborn País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article