Your browser doesn't support javascript.
loading
Estimating the productivity of radiologists in Brazil: the search for a benchmark.
Bretas, Elisa Almeida Sathler; Guimarães, Ruy Moraes Machado; Aihara, André Yui; Leão Filho, Hilton Muniz; Chojniak, Rubens; Muglia, Valdair Francisco; D'Ippolito, Giuseppe.
Afiliação
  • Bretas EAS; Grupo Fleury, São Paulo, SP, Brazil.
  • Guimarães RMM; Centro Médico de Campinas, Campinas, SP, Brazil.
  • Aihara AY; Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brazil.
  • Leão Filho HM; Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Chojniak R; A.C. Camargo Câncer Center, São Paulo, SP, Brazil.
  • Muglia VF; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • D'Ippolito G; Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brazil.
Radiol Bras ; 53(2): 73-80, 2020.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32336821
RESUMO
OBJETIVO: Estimar a produtividade média dos radiologistas brasileiros em número de laudos emitidos por período de trabalho de seis horas, analisando variáveis que possam influenciar os resultados. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa realizada por meio de questionários online respondidos por radiologistas brasileiros afiliados ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. As questões incluíram dados demográficos e profissionais dos radiologistas (forma de remuneração, método de imagem de atuação e subespecialidade) e a produtividade individual e a considerada razoável em um período de seis horas de trabalho. A associação entre a produtividade e as características de trabalho dos radiologistas foi calculada pela razão de prevalência, por meio da regressão de Poisson. RESULTADOS: Ao todo, 510 radiologistas responderam ao questionário. A grande maioria dos respondedores (84%) relatou que a sua remuneração está diretamente relacionada à produtividade. A produtividade variou em função da subespecialidade de atuação, ambiente de trabalho e modelo de remuneração. CONCLUSÃO: Demonstramos a associação entre a produtividade do radiologista e as características relacionadas à forma de trabalho. Esperamos que este estudo impulsione outras pesquisas que avaliem a capacidade produtiva do radiologista brasileiro, considerando as diversas funções exercidas por este profissional em sua rotina de trabalho, contemplando outras atividades, além da emissão de laudos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies / Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies / Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article