Your browser doesn't support javascript.
loading
Comparison of cognitive performance and aspects of the care context in elderly caregivers in Brazil: A follow-up study.
Ottaviani, Ana Carolina; Bregola, Allan Gustavo; Terassi, Mariélli; Luchesi, Bruna Moretti; Souza, Érica Nestor; de Oliveira, Nathalia Alves; Fraga, Francisco José; Pavarini, Sofia Cristina Iost.
Afiliação
  • Ottaviani AC; Federal University of São Carlos, Graduate Program in Nursing, São Carlos, SP, Brazil.
  • Bregola AG; School of Health Sciences, University of East Anglia, Norwich, United Kingdom.
  • Terassi M; Central Paulista University Center, São Carlos, SP, Brazil.
  • Luchesi BM; Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas Campus, Graduate Program in Nursing, Três Lagoas, MS, Brazil.
  • Souza ÉN; Federal University of São Carlos, Graduate Program in Nursing, São Carlos, SP, Brazil.
  • de Oliveira NA; Federal University of São Carlos, Graduate Program in Nursing, São Carlos, SP, Brazil.
  • Fraga FJ; Federal University of ABC (UFABC), Engineering, Modeling and Applied Social Sciences Center (CECS), Santo André, SP, Brazil.
  • Pavarini SCI; Federal University of São Carlos, Graduate Program in Nursing, São Carlos, SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 14(2): 159-164, 2020.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32595885
RESUMO
A saúde cognitiva é importante para a qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores idosos. O comprometimento cognitivo pode afetar negativamente a capacidade de cuidar de si e dos outros. OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo e os aspectos do contexto do cuidado em idosos cuidadores de idosos em uma de acompanhamento de três anos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo longitudinal com medidas em 2014 e 2017, realizado com 61 cuidadores idosos cadastrados na atenção primária de um município do interior do Estado de São Paulo. Características sociodemográficas, contexto do cuidado, cognição, desempenho nas atividades da vida diária, sobrecarga e sintomas depressivos foram coletados em entrevistas individuais. A análise dos dados foi realizada para comparar variáveis categóricas e contínuas. RESULTADOS: Foram encontrados aumentos significativos entre a linha de base e o acompanhamento do escore no domínio da linguagem da avaliação cognitiva (p=0,024), receber ajuda material (p=0,020), tempo de cuidado (p=0,045) e dependência do idoso em relação às atividades básicas da vida diária (p=0,042). CONCLUSÃO: Os cuidadores de idosos tiveram melhor desempenho no campo da linguagem, passaram a receber mais apoio material / financeiro, experimentaram aumentos no tempo gasto no cuidado e na dependência do idoso.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article