Your browser doesn't support javascript.
loading
Satisfaction and work overload at Psychosocial Care Centers - Alcohol and Drugs in the Minas Triangle region, Brazil.
Trevisan, Erika; Haas, Vanderlei José; Castro, Sybelle de Souza.
Afiliação
  • Trevisan E; Department of Occupational Therapy, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba (MG), Brazil. Universidade Federal do Triângulo Mineiro Department of Occupational Therapy Universidade Federal do Triângulo Mineiro Brazil.
  • Haas VJ; Graduate Health Care Program, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba (MG), Brazil. Universidade Federal do Triângulo Mineiro Graduate Health Care Program Universidade Federal do Triângulo Mineiro Brazil.
  • Castro SS; Department of Collecive Health, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba (MG), Brazil. Universidade Federal do Triângulo Mineiro Department of Collecive Health Universidade Federal do Triângulo Mineiro Brazil.
Rev Bras Med Trab ; 17(4): 511-520, 2019.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32685750
RESUMO
INTRODUÇÃO: O processo de transformação que a saúde mental passou nos últimos anos requer a avaliação contínua dos serviços com o propósito de garantir a qualidade do cuidado. Nessa área, o profissional é o principal recurso técnico para a produção do cuidado em saúde mental, de acordo com as políticas públicas vigentes. OBJETIVO: Avaliar a satisfação e a sobrecarga do trabalho nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da Região do Triângulo Mineiro. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 42 profissionais dos três CAPS AD dessa região. A coleta dos dados foi realizada com questionário sociodemográfico e perfil profissional; escala de avaliação da satisfação dos usuários em serviços de saúde mental (SATIS-BR) e a escala de avaliação do impacto do trabalho em serviços de saúde mental (IMPACT-BR). Foram feitas análises estatísticas descritivas e medidas de centralidade e de dispersão para as variáveis numéricas, bem como testes t de Student, não paramétrico de Mann-Whitney e as sintaxes das escalas de pontuação dos testes. RESULTADOS: A satisfação geral da equipe apresentou escore médio de 3,47, e a sobrecarga geral, escore médio de 2,10, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. CONCLUSÃO: Os resultados apontados no estudo são importantes para identificar os aspectos do trabalho que precisam ser melhorados, sejam eles administrativos, sejam operacionais. Aprimorar as condições de trabalho da equipe técnica é fundamental para a qualidade da atenção integral à saúde das pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article