Your browser doesn't support javascript.
loading
Massive thrombosis and phlegmasia cerulea dolens while taking rivaroxaban: case report and review.
Chemello, Diego; Rosa, Larissa; de Araujo, Amanda Faria; de Araujo, Pedro Cargnelutti; Pereira, Luiz Carlos Carneiro; Hillesheim, Suélen Feijó; Saffi, Marco Aurélio Lumertz.
Afiliação
  • Chemello D; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Médica, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Rosa L; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Santa Maria, RS, Brasil.
  • de Araujo AF; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Médica, Santa Maria, RS, Brasil.
  • de Araujo PC; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Médica, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Pereira LCC; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Médica, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Hillesheim SF; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Saffi MAL; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Santa Maria, RS, Brasil.
J Vasc Bras ; 20: e20200036, 2021 Apr 28.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-34093674
RESUMO
Nosso estudo descreve um caso fatal de flegmasia cerúlea dolens e trombose venosa maciça em um paciente usando regularmente rivaroxabana para o tratamento de trombose de seio venoso cerebral. A investigação laboratorial foi positiva para o anticoagulante lúpico. A evolução única do caso aumenta a possibilidade de uma síndrome de hipercoagulabilidade adquirida, bem como a positividade para o anticoagulante lúpico. Destacamos o fato de que o teste recomendado como primeira linha para o diagnóstico de anticoagulante lúpico (veneno de víbora de Russel diluído) é o mais afetado pela rivaroxabana, levando a uma alta prevalência de resultados falso-positivos. Também discutimos os potenciais diagnósticos para o presente caso e revisamos o estado da arte atual dos novos agentes de anticoagulação oral usados nessa situação incomum. Até o presente momento, não há recomendações para o uso de tais agentes como primeira opção na trombose de seios venosos cerebrais ou nas síndromes de hipercoagulação.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Risk_factors_studies Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Risk_factors_studies Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article