Your browser doesn't support javascript.
loading
Association between Plasma Thiol Parameters and Troponin Levels in Patients with Acute Coronary Syndrome and Prediction of In-Hospital Ventricular Arrhythmia. / Associação entre Parâmetros Plasmático de Tiol e Níveis de Troponina em Pacientes com Síndrome Coronariana Aguda e Predição de Arritmia Ventricular Hospitalar.
Erdogan, Mehmet; Ozturk, Selcuk; Tutar, Elçin Özdemir; Arslan, Esma; Çelik, Muhammet Cihat; Bastug, Serdal; Neselioglu, Salim.
Afiliação
  • Erdogan M; Ministry of Health Ankara City Hospital-Cardiology, Ankara - Turquia.
  • Ozturk S; Yozgat Bozok University Faculty of medicine-Cardiology, Yozgat - Turquia.
  • Tutar EÖ; Yildirim Beyazit University Faculty of Medicine-Biochemistry, Ankara - Turquia.
  • Arslan E; Yildirim Beyazit University Faculty of Medicine-Biochemistry, Ankara - Turquia.
  • Çelik MC; Ministry of Health Ankara City Hospital-Cardiology, Ankara - Turquia.
  • Bastug S; Yildirim Beyazit University Faculty of Medicine-Biochemistry, Ankara - Turquia.
  • Neselioglu S; Yildirim Beyazit University Faculty of Medicine-Biochemistry, Ankara - Turquia.
Arq Bras Cardiol ; 117(3): 465-473, 2021 09.
Article em En, Pt | MEDLINE | ID: mdl-34287567
RESUMO
FUNDAMENTO: As arritmias ventriculares (AVs) são a principal causa de mortalidade e morbidade hospitalar em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) e sua relação com o tiol é desconhecida. OBJETIVO: Investigar a relação entre os níveis plasmáticos de tióis e os níveis de troponina em pacientes com SCA e estimar o desenvolvimento de AV intra-hospitalar durante a internação. MÉTODO: O estudo incluiu 231 pacientes consecutivos com SCA com supradesnivelamento do segmento ST (SCA-SDST) e pacientes com SCA sem supradesnivelamento do segmento ST (SCA-SSDST). Após a aplicação dos critérios de exclusão, 191 pacientes foram incluídos na análise estatística. Os pacientes foram classificados em dois grupos: grupo SCA-SDST (n=94) e grupo SCA-SSDST (n=97). Os níveis plasmáticos de tiol, dissulfeto e troponina foram medidos e a razão de troponina para tiol nativo (RTTN) foi calculada. Considerou-se estatisticamente significativo um valor de p bilateral inferior a 0,05. RESULTADOS: Tiol nativo plasmático, tiol total, dissulfeto e suas razões foram semelhantes entre os grupos. A RTTN se mostrou significativamente maior no grupo SCA-SDST em comparação com o grupo SCA-SSDST. Houve correlação negativa significativa entre os níveis de troponina e tiol. Verificou-se que o tiol nativo é preditor independente do desenvolvimento de AV em pacientes com SCA-SDST e em todos os pacientes com SCA. Verificou-se que o RTTN é preditor independente do desenvolvimento de AV em pacientes com SCA-SSDST e em todos os pacientes com SCA. CONCLUSÃO: Os níveis plasmáticos de tiol podem ser usados para identificar pacientes com alto risco de desenvolvimento de AV intra-hospitalar em pacientes com SCA. A correlação entre os níveis de troponina e tiol pode sugerir que os tióis possam ser marcadores importantes para o diagnóstico e prognóstico da SCA com a ajuda de estudos futuros.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Síndrome Coronariana Aguda Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Síndrome Coronariana Aguda Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article