Your browser doesn't support javascript.
loading
[International capital companies and the Brazilian health system: a study on renal replacement therapy]. / Empresas de capital internacional e o sistema de saúde brasileiro: um estudo sobre terapia renal substitutiva.
Pescuma Junior, Antonio; Alves, Daniel Figueiredo de Almeida; Mendes, Aquilas; Bousquat, Aylene.
Afiliação
  • Pescuma Junior A; Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP). Av. Dr. Arnaldo 715, Pinheiros. 05406-150 São Paulo SP Brasil. antoniopescuma@alumni.usp.br.
  • Alves DFA; Programa de Residência Médica em Infectologia, Instituto de Infectologia Emilio Ribas. São Paulo SP Brasil.
  • Mendes A; Departamento de Política, Gestão e Saúde, Faculdade de Saúde Pública, USP. São Paulo SP Brasil.
  • Bousquat A; Departamento de Política, Gestão e Saúde, Faculdade de Saúde Pública, USP. São Paulo SP Brasil.
Cien Saude Colet ; 26(9): 4163-4172, 2021 Sep.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-34586268
RESUMO
A partir da liberalização do capital estrangeiro na Saúde, engendrou-se uma nova tendência no processo de acumulação de capital no complexo econômico industrial da saúde, sobretudo nos níveis de atenção terciários e serviços de Atendimento, Tratamento e Diagnóstico (SADT). Com o intuito de compreender essa dinâmica, o presente artigo procurou analisar o processo de aquisições de clínicas de Terapia Renal Substitutiva (TRS) pelas empresas de capital internacional no Brasil. Para tanto, foi desenvolvido um percurso metodológico em duas etapas: a primeira consistiu na análise quantitativa-descritiva, de modalidade econômica, da totalidade das empresas de capital internacional que atuam na produção de insumos e tecnologias e nos serviços de assistência em TRS; a segunda foi desenvolvida em uma análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas de atores-chaves provenientes dos setores privado e público e sociedade civil organizada. Portanto, o processo de avanço do capital internacional traz consigo uma alteração qualitativa da organização, assistência e financiamento da TRS. Podemos encontrar, especialmente nos casos dos serviços públicos e privados complementares, uma tendência de restrição à atenção integral e um entrave ao direito universal à saúde.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Setor Público / Terapia de Substituição Renal Tipo de estudo: Qualitative_research País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Setor Público / Terapia de Substituição Renal Tipo de estudo: Qualitative_research País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article