Your browser doesn't support javascript.
loading
Depression and empathy in health professionals who work in the long-term care institutions for older adults.
Borges, Marina Miranda; Bomfim, Ana Julia de Lima; Chagas, Marcos Hortes Nisihara.
Afiliação
  • Borges MM; Research Group on Mental Health, Cognition and Aging, Universidade Federal de São Carlos - São Carlos, SP, Brazil.
  • Bomfim AJL; Department of Neuroscience and Behavior, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Chagas MHN; Research Group on Mental Health, Cognition and Aging, Universidade Federal de São Carlos - São Carlos, SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 15(3): 381-386, 2021.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-34630927
RESUMO
A empatia é um importante fator na garantia da qualidade do cuidado prestado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e a depressão é um fator que prejudica a saúde do profissional e, consequentemente, esse cuidado. Dessa forma, é importante que se realizem estudos sobre a relação dessas variáveis nesse contexto. OBJETIVO: Verificar a relação entre empatia e sintomas depressivos em profissionais de saúde de ILPIs. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em ILPIs no estado de São Paulo. A amostra final foi composta por 101 profissionais da saúde (cuidadores e técnicos de enfermagem), que participavam diretamente do cuidado de idosos institucionalizados. Os instrumentos utilizados foram: a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) para avaliar empatia e o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) para o diagnóstico de depressão. Para as análises, os participantes foram divididos em grupos com e sem depressão, de acordo com a pontuação do PHQ-9. RESULTADOS: A prevalência de depressão entre os profissionais de saúde foi de 19,8%. Foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre os grupos para a pontuação total do EMRI (p=0,029), para o domínio emocional (p=0,023) e angústia pessoal (p=0,009). CONCLUSÕES: Nossos achados apontam que a presença de depressão entre os profissionais de saúde de ILPIs está relacionada a maiores os níveis de empatia, principalmente no domínio emocional. Assim, pesquisas futuras que contribuam para entender como deve se dar o cuidado prestado com empatia, porém sem prejudicar a saúde do profissional, devem ser realizadas.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article