Your browser doesn't support javascript.
loading
A cost-effectiveness analysis of propofol versus midazolam for the sedation of adult patients admitted to the intensive care unit. / Uma análise de custo-efetividade de propofol versus midazolam para sedação de pacientes adultos admitidos à unidade de terapia intensiva.
Andrade, Teresa Raquel; Salluh, Jorge Ibrain Figueira; Garcia, Raphaela; Farah, Daniela; Silva, Paulo Sérgio Lucas da; Bastos, Danielle F; Fonseca, Marcelo Cunio Machado.
Afiliação
  • Andrade TR; AxiaBio Life Sciences International Ltda. - São Paulo (SP), Brasil.
  • Salluh JIF; Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Garcia R; AxiaBio Life Sciences International Ltda. - São Paulo (SP), Brasil.
  • Farah D; AxiaBio Life Sciences International Ltda. - São Paulo (SP), Brasil.
  • Silva PSLD; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Departamento de Pediatria, Hospital do Servidor Público Municipal - São Paulo (SP), Brasil.
  • Bastos DF; Aspen Pharma - São Paulo (SP), Brasil.
  • Fonseca MCM; Departamento de Ginecologia, Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
Rev Bras Ter Intensiva ; 33(3): 428-433, 2021.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-35107554
RESUMO
OBJETIVO: Construir um modelo de custo-efetividade para comparar o uso de propofol com o de midazolam em pacientes críticos adultos sob uso de ventilação mecânica. MÉTODOS: Foi construído um modelo de árvore decisória para pacientes críticos submetidos à ventilação mecânica, o qual foi analisado sob a perspectiva do sistema privado de saúde no Brasil. O horizonte temporal foi o da internação na unidade de terapia intensiva. Os desfechos foram custo-efetividade por hora de permanência na unidade de terapia intensiva evitada e custo-efetividade por hora de ventilação mecânica evitada. Foram obtidos os dados do modelo a partir de metanálise prévia. Assumiu-se que o custo da medicação estava incluído nos custos da unidade de terapia intensiva. Conduziram-se análises univariada e de sensibilidade probabilística. RESULTADOS: Pacientes mecanicamente ventilados em uso de propofol tiveram diminuição de sua permanência na unidade de terapia intensiva e na duração da ventilação mecânica, respectivamente, em 47,97 horas e 21,65 horas. Com o uso de propofol, ocorreu redução média do custo de U$2.998,971 em comparação ao uso do midazolam. A custo-efetividade por hora de permanência na unidade de terapia intensiva evitada e por hora de ventilação mecânica evitada foi dominante, respectivamente, em 94,40% e 80,8% do tempo. CONCLUSÃO: Ocorreu diminuição significante do custo associado ao uso de propofol, no que se refere à permanência na unidade de terapia intensiva e à duração da ventilação mecânica para pacientes críticos adultos.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Midazolam / Propofol Tipo de estudo: Health_economic_evaluation / Prognostic_studies Limite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Midazolam / Propofol Tipo de estudo: Health_economic_evaluation / Prognostic_studies Limite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article