Your browser doesn't support javascript.
loading
[Vaccination against SARS-CoV-2 and its relationship with illness and death from COVID-19 in ArgentinaVacinação contra SARS-CoV-2 e sua relação com doença e morte por COVID-19 na Argentina]. / Vacunación contra SARS-CoV-2 y su relación con enfermedad y muerte por COVID-19 en Argentina.
Scruzzi, Graciela Fabiana; Aballay, Laura Rosana; Carreño, Paula; Díaz Rousseau, Gabriela Anabel; Franchini, Carlos Germán; Cecchetto, Eugenio; Willington, Ana Patricia; Barbás, María Gabriela; López, Laura.
Afiliação
  • Scruzzi GF; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Aballay LR; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Carreño P; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Díaz Rousseau GA; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Franchini CG; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Cecchetto E; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Willington AP; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • Barbás MG; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
  • López L; Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba Córdoba Argentina Ministerio de Salud de la provincia de Córdoba, Córdoba, Argentina.
Rev Panam Salud Publica ; 46: e39, 2022.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-35509644
RESUMO
Objetivo: Conhecer a eficácia da vacinação contra SARS-CoV-2 para prevenir o desenvolvimento de doença e morte por COVID-19 em Córdoba, Argentina, no período de janeiro a junho de 2021. Métodos: Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo em 1.139.458 residentes da província de Córdoba. Foram construídos modelos de regressão logística múltipla que relacionaram a vacinação à presença de SARS-CoV-2 ou morte por COVID-19, considerando comorbidades e fatores de risco para doenças crônicas e ajustando por sexo e idade. Resultados: Ter recebido uma ou duas doses da vacina na população geral reduziu o risco de adoecimento em 98,8% e 99,3%, respectivamente; e de morrer, em 83% e 96,5%, respectivamente. Naqueles que contraíram COVID-19, a probabilidade de morrer foi reduzida em 57% e 80%, respectivamente. Em relação à probabilidade de morte, o risco aumentou com o aumento da idade e para o sexo masculino, ou com a presença de obesidade, hipertensão arterial ou diabetes mellitus. Conclusão: A vacinação é efetiva e protege contra a possibilidade de contrair COVID-19, desenvolver doença grave ou morrer. A presença de obesidade, hipertensão arterial ou diabetes mellitus, em ordem decrescente, aumenta o risco de morte.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Argentina Idioma: Es Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Argentina Idioma: Es Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article