Your browser doesn't support javascript.
loading
Diversity and difference: health professional training challenges. / Diversidade e diferença: desafios para a formação dos profissionais de saúde.
Machin, Rosana; Paulino, Danilo Borges; Pontes, Júlia Clara de; Rodrigues, Raphaela Rezende Nogueira.
Afiliação
  • Machin R; Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Av. Dr. Arnaldo 455, sala 2177, Cerqueira César. 01246-903 São Paulo SP Brasil. rmachin@usp.br.
  • Paulino DB; Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia MG Brasil.
  • Pontes JC; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo SP Brasil.
  • Rodrigues RRN; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo SP Brasil.
Cien Saude Colet ; 27(10): 3797-3806, 2022 Oct.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-36134786
RESUMO
O artigo tem como objetivo discutir a questão da diversidade a partir da sua incorporação na formação dos profissionais de saúde por meio da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de dois cursos de graduação na área da saúde no Brasil: medicina e psicologia. Para isso, problematiza a questão da diversidade a partir da contribuição das ciências sociais, ao considerar as múltiplas noções presentes na natureza das diferenças sociais e culturais, rompendo com conceitos essencialistas de diferença. Reflete-se sobre como a diversidade está presente nas diretrizes curriculares desses cursos e, a partir de trabalhos recentes, analisa-se como a diversidade tem sido contemplada na formação, bem como os principais desafios colocados. A interseccionalidade é considerada um referencial teórico político importante para apreender a articulação de múltiplas diferenças e desigualdades que atuam de forma dinâmica, fluida e flexível a partir de contextos históricos particulares, sendo nesse sentido sensível para abordar a questão da diversidade na formação dos profissionais de saúde. Destaca-se a importância de realizar uma análise das diferenças, sugerindo um quadro analítico que articule discursos e práticas, formas de subjetivação e relações sociais.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Currículo Tipo de estudo: Guideline Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Currículo Tipo de estudo: Guideline Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article