Your browser doesn't support javascript.
loading
[Addressing Child Sexual Abuse: A Call to Action for Providers in Latin AmericaAbordagem da violência sexual infantil: um chamado à ação para os profissionais da América Latina]. / Abordaje de la violencia sexual infantil: un llamado a la acción para los profesionales de América Latina.
Casas-Muñoz, Abigail; Carranza-Neira, Julia; Intebi, Irene; Lidchi, Victoria; Eisenstein, Evelyn; Greenbaum, Jordan.
Afiliação
  • Casas-Muñoz A; Centro de Estudios Avanzados sobre Violencia - Prevención (CEAVI-P) Instituto Nacional de Pediatría Ciudad de México México Centro de Estudios Avanzados sobre Violencia - Prevención (CEAVI-P), Instituto Nacional de Pediatría, Ciudad de México, México.
  • Carranza-Neira J; Facultad de Ciencias de la Salud Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas Lima Perú Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Lima, Perú.
  • Intebi I; Consultora independiente Argentina Consultora independiente, Argentina.
  • Lidchi V; Barnet, Enfield and Haringey Mental Health Trust Londres Reino Unido Barnet, Enfield and Haringey Mental Health Trust, Londres, Reino Unido.
  • Eisenstein E; Centro de Estudios Integrados Infancia Adolescencia y Salud Río de Janeiro Brasil Centro de Estudios Integrados, Infancia, Adolescencia y Salud, Río de Janeiro, Brasil.
  • Greenbaum J; International Centre for Missing and Exploited Children Alexandria Estados Unidos de América International Centre for Missing and Exploited Children, Alexandria, Estados Unidos de América.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e54, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-37008675
RESUMO
O objetivo desta comunicação é delinear os elementos-chave da capacitação em violência sexual infantil (VSI) para profissionais de saúde de diferentes disciplinas ­ medicina, psicologia, odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, química, farmácia e obstetrícia (incluindo parteiras), entre outros ­ e o desenvolvimento de protocolos de atendimento construídos sobre práticas baseadas em evidências, bem como fornecer recursos para otimizar ambos os processos. A capacitação sobre violência sexual contra crianças e adolescentes é fundamental para enfrentar esse grande desafio na América Latina e permitir que os profissionais de saúde cumpram seu papel na defesa da segurança e do bem-estar das crianças e adolescentes. O desenvolvimento de protocolos ajuda a equipe de saúde a definir as funções e responsabilidades dos membros da equipe, resumir potenciais indicadores de VSI e descrever estratégias para melhor identificar e atender as necessidades de saúde e segurança do paciente e de sua família, o que deve incluir uma abordagem informada pelo trauma. O trabalho futuro deve se concentrar na elaboração e avaliação de novas estratégias para aumentar a capacidade do setor da saúde de atender crianças que sofrem VSI e otimizar as formas de capacitar o pessoal. Também é necessária uma melhor geração de pesquisas e evidências sobre a epidemiologia e atenção à VSI na América Latina, incluindo crianças e adolescentes do sexo masculino, e grupos minoritários e prioritários (por exemplo, crianças migrantes, com deficiência, em situação de rua, privadas de liberdade, pertencentes a comunidades indígenas e à comunidade LGBTQI+).
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article