Your browser doesn't support javascript.
loading
[Responding to the sexual and reproductive health needs of Venezuelan migrant women in LimaResposta às necessidades de saúde sexual e reprodutiva de migrantes venezuelanas em Lima]. / Respondiendo a las necesidades de salud sexual y reproductiva de las migrantes venezolanas en Lima.
Pesantes, M Amalia; Cortez, Leonardo; Scaramutti, Carolina; Portocarrero, Jill; Haghparast-Bidgoli, Hassan; Miranda, J Jaime.
Afiliação
  • Pesantes MA; Universidad Peruana Cayetano Heredia Lima Perú Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima, Perú.
  • Cortez L; Universidad Peruana Cayetano Heredia Lima Perú Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima, Perú.
  • Scaramutti C; University of Miami Miami Estados Unidos de América University of Miami, Miami, Estados Unidos de América.
  • Portocarrero J; Universidad Peruana Cayetano Heredia Lima Perú Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima, Perú.
  • Haghparast-Bidgoli H; University College London Londres Reino Unido University College London, Londres, Reino Unido.
  • Miranda JJ; Universidad Peruana Cayetano Heredia Lima Perú Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima, Perú.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e69, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-37089788
RESUMO
Objetivo: Apresentar e analisar a resposta do sistema de saúde peruano às necessidades de saúde sexual e reprodutiva de mulheres venezuelanas radicadas em Lima, Peru, e identificar algumas explicações para essa resposta. Métodos: Entrevistas telefônicas semiestruturadas detalhadas com 30 mulheres venezuelanas, 10 profissionais de saúde e 2 funcionários do Ministério da Saúde. Resultados: Com base nas experiências das mulheres venezuelanas que recorreram a esses serviços no período de 2019 a 2020 e nas perspectivas de profissionais e autoridades de saúde, apresentamos uma análise da capacidade e das limitações dos serviços de saúde pública para atender às necessidades de saúde sexual e reprodutiva dessa população. Os relatos das mulheres migrantes indicam uma experiência positiva com um sistema de saúde, que, apesar das deficiências, responde às necessidades mais comuns de saúde sexual e reprodutiva. Isso está em conformidade com os relatos dos profissionais de saúde e das autoridades, que enfatizam a existência de políticas prioritárias de atenção à saúde sexual e reprodutiva. Conclusão: Este estudo mostra de que maneira um âmbito de prioridade nacional (reduzir a mortalidade materna) e mecanismos operacionais de proteção social (como o Seguro Integral de Saúde) se convertem em instrumentos complementares, afetando positivamente e estendendo benefícios à população migrante, embora essa população não tenha sido levada em consideração quando da elaboração dessas políticas.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Qualitative_research País/Região como assunto: America do sul / Venezuela Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Qualitative_research País/Região como assunto: America do sul / Venezuela Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article