Your browser doesn't support javascript.
loading
[Relevance and feasibility of reforms to create a universal health system in ChileRelevância e viabilidade de uma reforma para a criação de um sistema de saúde universal no Chile]. / Pertinencia y factibilidad de reforma para crear un sistema universal de salud en Chile.
Gattini, César; Morales, Juan Pablo.
Afiliação
  • Gattini C; Programa de Políticas, Sistemas y Gestión en Salud Escuela de Salud Pública Universidad de Chile Santiago de Chile Chile Programa de Políticas, Sistemas y Gestión en Salud, Escuela de Salud Pública, Universidad de Chile, Santiago de Chile, Chile.
  • Morales JP; Hospital Clínico de Magallanes Servicio de Salud de Magallanes Punta ArenasRegión de Magallanes y la Antártida Chilena Chile Hospital Clínico de Magallanes, Servicio de Salud de Magallanes; Punta Arenas, Región de Magallanes y la Antártida Chilena, Chile.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e123, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-37654793
RESUMO
O sistema de saúde do Chile alcançou grande desenvolvimento e cobertura nacional, mas continua tendo limitações organizacionais que demandam uma reforma estrutural urgente, devido à insuficiência de recursos e do desempenho, com segmentação e iniquidades. O programa do governo para o período 2022-2026 propõe uma reforma substancial com vistas a criar um sistema de saúde universal. Há outras propostas de reforma, formuladas por diversos programas e comissões governamentais e centros de estudo, que fornecem contribuições úteis para contextualizar a proposta do governo. Diferentes tipos de modelos coexistem no sistema de saúde, pois o seguro público é do tipo previdenciário, o sistema assistencial público oferece atendimento gratuito às pessoas que têm seguro público, e os planos e operadoras de assistência privada seguem uma lógica de mercado. A proposta seria um sistema nacional de saúde que combinaria um serviço nacional de saúde predominantemente estatal (modelo de Beveridge) com um sistema de seguridade social (modelo de Bismarck) complementar, conforme a necessidade de financiamento. Com base em uma abordagem de avaliação de projetos sociais, foram analisados os critérios de relevância (coerência interna e consistência externa) e de viabilidade política e econômica do conteúdo do programa do governo. A proposta tem coerência interna, mas pouca consistência externa com o sistema político e econômico predominante, e o Estado tem capacidade limitada para aumentar o financiamento e a cobertura das empresas públicas. O conteúdo da proposta não permite identificar condições facilitadoras suficientes para sustentar um nível razoável de viabilidade política e econômica da aprovação legal e implementação efetiva da reforma proposta.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Chile Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: America do sul / Chile Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article