Your browser doesn't support javascript.
loading
[Gaps in primary mental health care in Chocó, Colombia: barriers and challengesLacunas na atenção primária à saúde mental em Chocó, Colômbia: barreiras e desafios]. / Brechas en la atención primaria en salud mental en Chocó, Colombia: barreras y desafíos.
Agudelo-Hernández, Felipe; García Cano, Juan Fernando; Salazar Vieira, Luz María; Vergara Palacios, Wendy; Padilla, Mónica; Moreno Mayorga, Bibian.
Afiliação
  • Agudelo-Hernández F; Organización Panamericana de la Salud Bogotá Colombia Organización Panamericana de la Salud, Bogotá. Colombia.
  • García Cano JF; Organización Panamericana de la Salud Bogotá Colombia Organización Panamericana de la Salud, Bogotá. Colombia.
  • Salazar Vieira LM; Organización Panamericana de la Salud Bogotá Colombia Organización Panamericana de la Salud, Bogotá. Colombia.
  • Vergara Palacios W; Secretaria de Salud de Quibdó Chocó Colombia Secretaria de Salud de Quibdó, Chocó, Colombia.
  • Padilla M; Organización Panamericana de la Salud Bogotá Colombia Organización Panamericana de la Salud, Bogotá. Colombia.
  • Moreno Mayorga B; Ministerio de Salud y Protección Social Bogotá Colombia Ministerio de Salud y Protección Social, Bogotá, Colombia.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e138, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-37881801
RESUMO
Objetivo: Descrever barreiras e desafios na implementação do Programa de Ação para Reduzir as Lacunas em Saúde Mental (mhGAP, na sigla em inglês) e determinar a associação entre facilitadores de implementação, acessibilidade, aceitabilidade e supervisão em Chocó, Colômbia. Métodos: Estudo avaliativo de corte transversal, com métodos mistos e sequenciais, que contou com 41 participantes (30 da equipe de saúde e 11 da equipe administrativa). Um total de cinco grupos focais foram formados como parte do treinamento do mhGAP. Utilizou-se a escala de motivadores de implementação, que determinou fatores como facilitadores do sistema para implementação, acessibilidade da estratégia, adaptação e aceitabilidade, treinamento e supervisão da estratégia. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com posterior análise temática. Resultados: Foi encontrada uma correlação estatisticamente significativa entre os componentes da implementação, o que foi reafirmado com as informações das entrevistas. Em termos das barreiras identificadas, destacam-se fatores como dispersão, conflito armado, a dificuldade de mudar a perspectiva da pessoa sobre a área em que vive e problemas administrativos no acesso ao tratamento. Esses fatores são abordados em uma proposta de via de atendimento. Conclusões: Apesar da aceitabilidade, do acesso e da supervisão adequados, há barreiras e desafios sociais, geográficos, políticos, culturais e de administração de saúde no mhGAP do departamento de Chocó que poderiam ser superados com a implementação de rotas de recuperação intersetoriais, construídas a partir do próprio território.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: America do sul / Colombia Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: America do sul / Colombia Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article