Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fisiopatologia da Fibrose Cística e drogashabitualmente utilizadas nas manifestaçõesrespiratórias: o que devemos saber / Pathophysiology of Cystic Fibrosis and drugs commonly used inrespiratory manifestations: what should we know

Haack, Adriana; Argão, Giselle Gonçalves; Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi.
Comun. ciênc. saúde ; 25(3/4): [245-262], fev., 04. 2015. ilus, tab
Artigo em Português | MS | ID: mis-37643

Introdução:

A fibrose cística é caracterizada por infecções crônicasnas vias respiratórias e alterações no trato digestório. É umadoença de herança autossômica recessiva e pode ser diagnosticadana infância através de programas como a triagem neonatal e, dessaforma, estabelecer tratamento precoce.

Objetivo:

Identificar a fisiopatologia das manifestações respiratóriascausada pela fibrose cística, relacionando o tratamento com asprincipais drogas administradas.

Métodos:

Trata-se de uma revisão da literatura, com ênfase nosúltimos 12 anos, utilizando-se artigos científicos publicados em revistasindexadas nas bases de dados SciELO, Lilacs, PubMed e MedLine,nos idiomas português e inglês. Foram selecionados estudosclínicos randomizados, observacionais, experimentais, epidemiológicos,entre outros, com significância estatística de 5%.

Resultados:

A divulgação de forma mais ampla da doença e seutratamento está relacionada a locais onde hajam centros de referência.O estudo da fisiopatologia da enfermidade e as drogas habitualmenteutilizadas nas manifestações respiratórias visa demonstrarquais medicamentos e posologias vem sendo habitualmente utilizadocom eficácia , com isso , uma melhora do quadro clinico dospacientes e qualidade de vida.

Conclusão:

É uma doença que acomete uma variedade de órgãos eque há uma variedade de fármacos disponíveis para o tratamento,acompanhamento e melhora na sobrevida dos fibrocísticos, principalmentequando são oferecidos a estes pacientes o acesso às políticaspúblicas de saúde como o diagnóstico precoce e a assistênciapara a aquisição de medicamentos especializados, disponíveis paraos usuários de programas especializados e de alta complexidade do Sistema Único de Saúde.AU)
Biblioteca responsável: BR599.1