Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde ocular / Eye health

São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Gestão de Pessoas. Escola Municipal de Saúde. Núcleo de Comunicação e TV Corporativa; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Rede São Paulo Saudável. Canal Profissional.
São Paulo; EMS. NCTVC; 10 fev. 2014. Vídeo (31:10 min.).(Saúde em Questão).
Monografia em Português | Sec. Munic. Saúde SP, Coordenação de Gestão de Pessoas-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Escola Municipal de Saúde-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: sms-8143
Nesta edição o programa Saúde em Questão do dia 02 de janeiro de 2014 recebeu a oftalmologista e coordenadora da área técnica de Saúde Ocular da Secretaria Municipal de Saúde, Ligia Caligaris, para falar sobre a saúde dos olhos. O exame dos olhos e da visão é essencial para descobrir doenças que podem levar a problemas no rendimento escolar ou, na pior das hipóteses, ameaçar a vida da criança. Por isso, existe uma lei na cidade de São Paulo que exige a realização do exame chamado “Teste do Reflexo Vermelho” nos recém-nascidos em todas as maternidades. “Quando nascemos, os olhos ainda estão imaturos. O pediatra, no primeiro exame, vai verificar se a criança tem algum tumor ou problema na córnea. Se tiver, ele o encaminha para o oftalmologista, para iniciar o tratamento. Nos primeiros dois anos, 90% da visão se desenvolve, e até os sete anos de idade, os outros 10%”, explicou. Cada vez mais, cresce o número de crianças prematuras. Da mesma forma, o cuidado com os olhos desses bebês deve aumentar, pois a visão é menos desenvolvida do que no caso de uma criança que nasceu no período normal. Por isso, na cidade de São Paulo, existem oftalmologistas presentes semanalmente em 19 maternidades espalhadas por diversos bairros, para realizar esse exame e ajudar no desenvolvimento da visão dos recém-nascidos. A saúde dos olhos, como de qualquer parte do corpo humano, depende de hábitos saudáveis e cuidados, entre eles higiene ocular, que pode ser feita com água; alimentação balanceada; não compartilhar objetos de uso pessoal, como maquiagem, pois esses podem transmitir doenças; e evitar o fumo, que também prejudica a saúde ocular.
Biblioteca responsável: BR59.2