Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

De braços abertos / With open arms

São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Gestão de Pessoas. Escola Municipal de Saúde. Núcleo de Comunicação e TV Corporativa; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Rede São Paulo Saudável. Canal Profissional.
São Paulo; EMS. NCTVC; 18 fev. 2014. Vídeo (32:05 min.).(Saúde em Questão).
Monografia em Português | Sec. Munic. Saúde SP, Coordenação de Gestão de Pessoas-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Escola Municipal de Saúde-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: sms-8161
Nesta edição o programa Saúde em Questão do dia 13 de fevereiro de 2014 e recebeu o psicólogo Benedito Adalberto Boletta de Oliveira, assessor da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas da SMS, que teve como tema o “De Braços Abertos.” A Secretaria Municipal de Saúde criou o “De braços Abertos”, programa que tem o objetivo de inserir o dependente químico na sociedade, por meio de uma abordagem que respeite o seu histórico e suas dificuldades, não colocando a internação como princípio norteador. Esse programa inaugura um modo de lidar com essa questão [do uso de drogas] no âmbito das políticas públicas. Uma pesquisa da Fiocruz apontou que 80% das pessoas que buscam refúgios nas drogas têm grau de escolaridade baixo, o que as impede de ter acesso a diferentes setores da sociedade, por exemplo, o emprego. Dentre as medidas de tratamento, o programa oferece a essa população emprego com carga horária de quatro horas, alimentação diária e moradia em hotéis, o que possibilita que essas pessoas possam sair das ruas, onde é possível ter fácil acesso às drogas. Benedito explicou que essas medidas não buscam enraizar essas pessoas no local onde é feita essa reinserção, mas prepara-las para retornar ao seu território de origem. Ele também aponta que não só pessoas de baixa escolaridade vivem nessa situação. Também tem gente qualificada, como engenheiros, mecânicos e pessoas que em algum momento da vida, romperam um vínculo que não foi recuperado, descreveu.
Biblioteca responsável: BR59.2