Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência e gravidez na adolescência / Violence and teenage pregnancy

São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Gestão de Pessoas. Escola Municipal de Saúde. Núcleo de Comunicação e TV Corporativa; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Comitê de Ética em Pesquisa; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Rede São Paulo Saudável. Canal Profissional.
São Paulo; EMS. NCTVC; 21 mar. 2014. Vídeo (35:43 min.).(Insight - Gerando Novas Ideias).
Monografia em Português | Sec. Munic. Saúde SP, Comitê de Ética em Pesquisa-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Coordenação de Gestão de Pessoas-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Escola Municipal de Saúde-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: sms-8316
Nesta edição do programa do Insight - Gerando Novas Ideias do dia 11 de março de 2014, que teve como convidada a docente do curso de Obstetrícia da EACH-USP, Dora Mariela Salcedo Barrientos. Ela está desenvolvendo uma pesquisa com o título “Compreendendo a gravidez na adolescência e as situações de violência intrafamiliar”, e revelou que a violência sofrida pelas adolescentes faz com que parte delas comece o pré-natal tardiamente. “Algumas chegam a iniciar o acompanhamento após 10 ou 12 semanas de gestação, outras ultrapassam 20 semanas”, afirmou. Dentre as 24 adolescentes grávidas pesquisadas em seu estudo, Dora concluiu que 21 já sofreram violência, 13 no período da gravidez e 09 foram abandonadas pelos pais no período da gestação. “Lidar com o adolescente e a família é um grande desafio. Aprender a escutar de forma qualificada é um elemento fundamental”, analisou.
Biblioteca responsável: BR2094.1