Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Retalho reposicionado coronalmente com a finalidade de recobrimento radicular / Coronally advanced flap with the purpose of root coverage

Santos, Marisley Layrtha; Oliveira Júnior, José Klidenberg de; Costa, Moan Jéfter Fernandes; Rodrigues, Rachel de Queiroz Ferreira.
Rev. Salusvita (Online) ; 36(1): 65-76, 2017. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-876119

Introdução:

a recessão gengival é caracterizada pelo desnudamento parcial da superfície radicular decorrente da migração apical da gengiva marginal e pela degradação do mecanismo de inserção gengival sobre o elemento dentário.

Objetivo:

descrever um caso clínico de retalho reposicionado coronalmente com a finalidade de recobrimento radicular em paciente que apresentava recessão gengival Classe I de Miller nos elementos dentários 23 e 24.

Materiais e Métodos:

O presente estudo contou com a participação de um paciente que queixava-se de hipersensibilidade dentinária, quando aplicado o estímulo térmico, e de insatisfação estética devido à exposição radicular visível ao sorrir e durante o ato de conversação. Foi traçado um plano de tratamento para o recobrimento radicular através de cirurgia de retalho reposicionado de forma coronal, seguido de encaminhamento para a realização de tratamento ortodôntico, já que o paciente possuía oclusão traumática na região acometida pela recessão gengival, decorrente da presença de contato prematuro. Resultados e Discussão com a técnica empregada, foi possível restabelecer a normalidade estética, prevenir o acúmulo de biofilme dental, devido à maior facilidade de higienização da região cervical, permitindo também a redução da hipersensibilidade dentinária, anteriormente relatada pelo paciente.

Conclusão:

a técnica cirúrgica de retalho coronal, utilizada para a resolução deste caso, mostrou-se uma eficiente forma de tratamento, pois apresentou resultados satisfatórios levando-se em consideração a previsibilidade de recobrimento da superfície radicular para esta técnica, que é de 70 a 99% da área exposta, devolvendo assim, função ao elemento tratado. (AU)
Biblioteca responsable: BR36.1
Ubicación: BR275.1