Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influência da adição de agente remineralizante em géis clareadores na microdureza e alteração de cor do esmalte dental / Influence of the addition of remineralizing agent on bleaching gels on microhardness and alteration of tooth enamel dye

Oliveira, Débora Roso; Carvalho, Rodrigo Varella de; Ottoni, Rodrigo; Silva, Simone Beatriz Alberton da; Leite, Françoise Hélène Van de Sande.
J. Oral Investig ; 7(2): 7-19, jul.-dez. 2018. tab, graf
Artículo en Portugués | BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-915356

Objetivo:

O objetivo neste estudo foi investigar a ação de diferentes géis de clareamento dental e de um agente remineralizante na dureza em esmalte associada ao clareamento.

Método:

Dentes bovinos foram utilizados para confeccionar os espécimes de esmalte e armazenados em vinho tinto para promover o manchamento dos mesmos. Após, foram submetidos a três sessões de clareamento com peróxido de hidrogênio 35%. Três grupos (n= 9) foram utilizados para avaliação comparativa gel de clareamento sem cálcio, gel de clareamento com cálcio e gel de clareamento com cálcio e aplicações de um agente para remineralização. As variáveis de desfecho avaliadas foram o percentual de diminuição da dureza superficial do esmalte em diferentes tempos de armazenamento (7, 14, 21 e 28 dias após o clareamento) e alteração de cor. Os dados foram avaliados com ANOVA (perda mineral) e estatística descritiva (alteração de cor).

Resultados:

As diferenças de perda mineral entre os grupos não foram estatisticamente significativas em todos os tempos avaliados. Em relação aos valores colorimétricos, todos os grupos apresentaram clareamento substancial após o tratamento.

Conclusão:

Concluiu-se que não houve influência do produto de remineralização utilizado ou gel clareador na perda mineral em esmalte(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1