Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Causalidade das quedas em idosos / Causality of accidental falls in the elderly

Rev. enferm. UFPE on line; 3(4): 1177-1183, out.-dez. 2009.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-33957

OBJETIVO:

identificar na literatura os fatores predisponentes das quedas em idosos.

MÉTODO:

Realizou-se revisãobibliográfica nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar (Google acadêmico) e noacervo da biblioteca da UNIPAMPA, utilizando os descritores: quedas e quedas em idosos.Foram critérios de inclusão: 1)Publicação do período 2000-2009; 2) Publicação que aborde explicitamente quedas em idosos; e critérios de exclusão: 1)Publicações internacionais; 2) Temas de quedas em idosos focados em uma especificidade.

RESULTADOS:

Foramencontrados 16 artigos referentes ao tema proposto a revisão, os quais foram utilizados para elaboração do mesmo, alémde dois livros referentes à temática. O ambiente inadequado apresenta-se como um dos fatores mais expressivos naocorrência das quedas, além das alterações decorrentes da idade e uso de medicações.

CONCLUSÃO:

As quedas interferemna qualidade de vida ao prejudicarem o dia-dia do idoso quando limitam as realizações de algumas atividades de vidadiária. Há métodos preventivos que podem ser utilizados para evitar a queda, como a organização do ambiente.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1