Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estimulação cognitiva em idosos com demência: qual o impacto na saúde de seus cuidadores? / Cognitive stimulation in older adults with dementia: what is the impact on their caregivers' health?

Geriatr., Gerontol. Aging (Impr.); 13(1): 39-49, jan-mar.2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1005565

OBJETIVOS:

Identificar e avaliar o efeito das intervenções de estimulação cognitiva (EC) em idosos com demências na saúde dos cuidadores.

MÉTODO:

Revisão sistemática da literatura conduzida de acordo com as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis Protocols (PRISMA). A busca foi realizada em maio de 2018, por dois pesquisadores independentes, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Escala da Base de Dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro), PsycINFO e PubMed. Os descritores utilizados foram "dementia" AND "cognitive stimulation" e seus equivalentes em português e espanhol. Foram incluídos apenas artigos experimentais, publicados entre janeiro de 2007 e abril de 2018, que realizaram EC em idosos com demência, conduzida por profissional ou pelo próprio cuidador e cujo desfecho incidisse no cuidador. A qualidade dos estudos selecionados foi avaliada pela Escala PEDro.

RESULTADOS:

A amostra foi composta de 10 estudos, sendo que apenas dois verificaram benefícios da EC sobre a saúde do cuidador do idoso com demência.

CONCLUSÃO:

Este estudo não encontrou evidências consistentes sobre os reais benefícios da realização de EC no idoso com demência para a vida do seu cuidador.
Biblioteca responsável: BR2499.9