Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O movimento da Saúde Bucal Coletiva no Brasil / The Group Oral Health Movement in Brazil

Ciênc. Saúde Colet; 22(6): 1805-1816, jun. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, RHS | ID: biblio-840013

INTRODUÇÃO:

A Saúde Bucal Coletiva (SBC) pode designar um fenômeno histórico especifico, distinto das outras "Odontologias Alternativas" e um referencial teórico para as práticas odontológicas em serviços de saúde.

OBJETIVOS:

Este estudo buscou compreender a permanência das "Odontologias Alternativas" no espaço social de luta pela saúde bucal no Brasil, a partir de posições dos agentes fundadores e precursores, levando em consideração as concepções de SBC, Saúde Coletiva (SC) e SUS.

MATERIAL E MÉTODOS:

Partiu-se da teoria das práticas de Pierre Bourdieu, complementada pelos conceitos de hegemonia e contra-hegemonia em Gramsci. Realizaram-se 12 entrevistas em profundidade, revisão documental e análise da produção científica, além das trajetórias dos agentes e seus capitais em 1980 e 2013.

RESULTADOS:

Os resultados indicam que a concepção de SBC e SC como ruptura com as práticas de saúde oriundas às "Odontologias Alternativas" prevaleceu entre aqueles com disposições políticas em defesa da democracia e da Reforma Sanitária.

CONCLUSÃO:

Embora a SBC tenha proposta crítica, permanecem antigas "Odontologias" na produção científica e nas práticas de saúde bucal.
Biblioteca responsável: BR1.1