Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Nursing appointment and cardiometabolic control of diabetics: a randomized clinical trial / La consulta de enfermería y el control cardiometabólico de diabéticos: ensayo clínico aleatorizado / Consulta de enfermagem e controle cardiometabólico de diabéticos: ensaio clínico randomizado

Rev Bras Enferm; 70(3): 468-474, May-June 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-843675

RESUMO OBJETIVO:

verificar o efeito da consulta de enfermagem sobre o perfil cardiometabólico de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.

MÉTODO:

ensaio clínico controlado e randomizado, desenvolvido com 134 indivíduos sorteados para dois grupos: intervenção e controle. A intervenção consistiu em três consultas de enfermagem bimensais alternadas, com duas ligações telefônicas, ao longo de cinco meses. O grupo-controle recebeu os cuidados habituais oferecidos pela Unidade de Saúde. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas antes e após a intervenção, além da realização de exames laboratoriais.

RESULTADOS:

após a intervenção, foi evidenciada diferença significativa no valor da hemoglobina glicada (p=0,006) e da pressão arterial sistólica (p=0,031), que se mostraram mais elevadas no grupo-controle.

CONCLUSÃO:

a intervenção realizada, além de ser de baixo custo e de fácil desenvolvimento na rotina de acompanhamento da pessoa com diabetes, influenciou positivamente a melhora do perfil bioquímico.
Biblioteca responsável: BR1.1