Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS RELACIONADAS À SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA / Management competences related to patient safety: an integrating review / Competencias gerenciales relacionadas a la seguridad del paciente: una revisión integrativa

Rev. SOBECC; 22(4): 245-253, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-876634

OBJETIVO:

Identificar as competências gerenciais relacionadas à segurança do paciente.

MÉTODO:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada em 2017, nos idiomas inglês, português e espanhol, na base de dados Public Medline (PubMed). Os textos incluídos deveriam estar disponíveis na íntegra e abordar a temática proposta.

RESULTADOS:

Foram selecionados 34 artigos e identificadas 11 competências: liderança, cultura da segurança, trabalho em equipe, comunicação, advocacia, manejo de risco, competência conceitual, competência funcional, inteligência emocional, tomada de decisão e gestão e planejamento centrado na segurança. A identificação das competências possibilitou defini-las no contexto da gestão, quando aplicáveis na área cirúrgica, além de verificar as estratégias para o seu desenvolvimento.

CONCLUSÃO:

Embora tenha sido utilizada apenas uma base de dados, recomenda-se que estudos subsequentes apliquem essas estratégias, o que permitirá aos gestores das instituições planejar a implementação da cultura de segurança de uma maneira mais efetiva e concreta.
Biblioteca responsável: BRI6770.9